Revisão Conteúdo N1


Vamos Revisar alguns conteúdos:

Na aula 1 – Conversamos sobre Cultura e Persuasão – lembra dos anúncios com traços culturais? 


Puxe pela memória e vamos recordar... 

O que é um elemento cultural? 
Em uma composição publicitária, explique: 
O que é o Significante? 
O que é o Significado? 
Qual a importância do uso de elementos culturais na publicidade? 
Correlacione mencionando a questão da IDENTIDADE. 


Na aula 2 – Estudamos Aristóteles e Hume e vimos como é possível realizar publicidade criativa a partir das associações de Ideias.Vamos recordar? 

Semelhança 
Contraste 
Contiguidade 
Causa e Efeito 


Na aula 3 – Iniciamos a análise dos elementos que compõem a Peça publicitária e aprendemos sobre a teoria Aristotélica. Vimos que existem 2 linhas de força:


1 - Apolínea (racional/informativa) 

a linha de força Apolínea contém alguns elementos essenciais para a composição de uma peça publicitária completa, são: Exórdio, Narração, Provas, Peroração 


2 - Dionisíaca (emocional) Vimos também que a tendência atual é o Texto Dionisíaco. Você se lembra por quê? 


Na aula 4 trabalhamos a Aritmética Criativa e descobrimos que a matemática também está presente no dia-a-dia de um Redator. Vamos juntos recordar? 

1+1=1 - repetição 
1+1=2 - correlação 
1+1=3 - interpretação - participação do leitor/ouvinte 


Na aula 5 – Estudamos os Arquétipos na Publicidade e vimos que existem representações Femininas, Masculinas e Andrógina. Você é capaz de se lembrar de alguns desses arquétipos?

Vamos colocar a memória pra funcionar. 
Arquétipos femininos: São 6... 
Atena, 
Afrodite, 
Perséfone, 
Ártemis, 
Demeter, 
Hera. 


Arquétipos Masculinos: São 7... 

Ares, 
Zeus, 
Apolo, 
Hades, 
Hefaístos, 
Hermes, 
Eros. 

Vimos também algo importante: que os arquétipos Andróginos não estão, necessariamente ligados a gênero... Ele pode ser utilizado na publicidade em uma relação de troca de papeis. Vimos também que os arquétipos não se manifestam apenas nas imagens. Eles podem ocorrer na forma linguística. 

E, finalmente na aula 6 sobre "Títulos" aprendemos que o bom título fala muito usando poucas palavras. Devem ter algumas características. Devem ser: 
1) simples 
2) impactante 
3) Direto 
4) De preferência, curto.

Lembra quais são os tipos de títulos utilizados no meio impresso? E na web?

1 - DIRETO AO PONTO, 
2 - TÍTULO PERGUNTA, 
3 - TÍTULO IMPERATIVO, 
4 - BENEFÍCIO IMPLÍCITO, 
5 - TÍTULO CURTO, 
6 - TÍTULO INTELIGENTE. 


Na Web: 

1. Como + benefícios - Exemplo: Como criar um currículo campeão e conseguir o emprego dos seus sonhos 
2. Pergunta + questionamento - Exemplo: Você reconhece os 10 principais sintomas do estresse? 
3. X maneiras - Exemplo: 10 maneiras de criar títulos sem parecer chato 
4. Apresente os fatos - Exemplo: 5 doenças hereditárias comuns 
5. Identificação - Exemplo: 9 tipos de empreendedores: Em qual grupo você está? 
6. Como + números - Exemplo: Como ter um dia extremamente produtivo seguindo 3 regras básicas 
7. X razões - Exemplo: 50 razões que provam porque todo mundo deveria ir para a Disney ao menos 1 vez na vida 
8. O segredo para alguma coisa Exemplo - O segredo para emagrecer com saúde e sem precisar fazer dietas malucas 
9. Você não precisa ter isso para fazer isso - Exemplo: Você não precisa ser rico para fazer viagens internacionais 
10. Erros Esse tipo de título desperta no leitor a atenção para coisas que ele não sabia que poderia estar fazendo errado. Exemplo: 8 erros que tem levado centenas de empresas a falência todos os anos: Você comete algum deles? 


Agora vamos praticar um pouquinho e vamos corrigir no final desta aula, ok 

Exercício 1: Agora com base em nossos estudos, vamos analisar: 

A) O elemento cultural presente na peça 
B) Significante 
C) Significado 
D) Associação de Ideia utilizada 
E) Linha de Força. 
F) Se o Texto for apolíneo ache Exórdio, Narração, Provas, Peroração e se for dionisíaco explique qual o argumento utilizado. 
G) Utilizou algum arquétipo imagético ou linguístico? Qual? 
H) Qual a aritmética Criativa? Justifique sua Resposta 
I) Identifique o tipo de título utilizado 

Exercício 2: Agora vamos ao JOB de revisão. Esse, excepcionalmente, será individual e o cliente do dia é você... Faça um se vendendo como profissional. Seja Criativo. Utilize toda a teoria apreendida. Ao final, ache no anuncio: 

A) O elemento cultural presente na peça 
B) Significante 
C) Significado 
D) Associação de Ideia utilizada 
E) Linha de Força. 
F) Se o Texto for apolíneo ache o Exórdio, Narração, Provas, Peroração e se for dionisíaco explique qual o argumento utilizado. 
G) Utilizou algum arquétipo imagético ou linguístico? Qual? 
H) Qual a aritmética Criativa do seu anúncio? Justifique sua Resposta 
I) Identifique o tipo de título utilizado 

Para a próxima semana, todas as atividades do blog, referentes as atividades das aulas 1 a 6 deverão ser entregues impressa. Devem imprimir 1 trabalho por dupla, ok. Não esqueça de fazer a capa e colocar os nomes (a professora irá explicar em sala).
importante: o prazo único de entrega deste material será no dia da avaliação N1, portanto, providencie a impressão com antecedência e traga impresso no dia da avaliação. A cada dia de atraso será descontado um ponto na nota processual N1.

Bons estudos e boa prova...

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

2/2 Matheus e Thaiene