Aula 4

Para entendermos a relação de significados entre os elementos da propaganda, vamos trabalhar com sua forma mais simplificada em relação a quantidade de elementos componentes: 

Frases curtas de grande impacto e imagens componentes desse anuncio é a estrutura mais comum do texto publicitário nos dias de hoje.
Esses dois elementos, texto e imagem podem ser somados, compondo o real significado da mensagem, o que aumenta ou seleciona nosso nível de cognição, ou como já vimos, o grau de pregnância, se observarmos o anúncio como uma peça visual única. 

Aritmética 1+1=1 - Simplicidade e impacto 

O formato mais simples em relação a sua significação, que podemos considerar até como redundante, é quando a imagem apresenta a mesma mensagem trazida pelo título. Se os dois elementos falam a mesma coisa, o conteúdo na mente do consumidor é único e reforçado, muito comum em anúncios de repetição, para lembrar o consumidor daquela marca, voltado ao publico de menor nível de compreensão. 





Pode-se também considerar anúncios de varejo ou de simples argumentação de apresentação do produto. 





Aritmética 1+1=2 - Complementação

O formato mais corriqueiro, onde as partes da mensagem (título + imagem) se completam. A ideia é transmitida por uma correlação entre a ideia e o produto. Há uma criação de um universo conceitual entre a marca e consumidor. A utilização de fundos, cenários, tipografia, texturas, entre outros elementos colaboram para compor esse conceito. 



Aritmética 1+1=3 - Terceiro elemento/ideia

É o formato das grandes campanhas publicitárias: Temos uma imagem que por si só já diz algo compreensível ao seu consumidor. O texto também por si só já nos diz outra mensagem, independente, que também é compreensível ao consumidor, mesmo isolada. Mas quando os dois se juntam no anúncio,temos uma mensagem diferente, uma nova significação para união desses elementos.O terceiro elemento, o conceito, é construído pelo seu consumidor, ele inconscientemente irá ligar os elementos e criar a terceira ideia. 





exercício criativo 

Job 1: Poste agora um modelo de anuncio identificando cada aritmética estudada - justifique sua resposta. 

Job 2: O cliente da semana é a Unimed Goiânia: crie 3 posts de conteúdo para as redes sociais da empresa direcionado ao Programa Vida Ativa - Unimed. Seja perspicaz, utilize as linhas de força textuais adicionadas à teoria das aritméticas na sua criação (1/2/3). Trabalhe variações paradigmáticas nos títulos e aproveite, se possível a mesma ideia criativa para os 3 modelos - Ouse nos títulos e boa criação. Esse exercício deverá ser entregue na próxima aula. 

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