Aula 11

Técnicas Criativas



12 - Suspense Adiado

A técnica de Suspense Adiado consiste em trabalhar a mensagem em dois momentos: num primeiro momento é publicada uma mensagem espetacular e incompreensível de forma que mobilize a atenção do consumidor e prenda a sua atenção, intrigando-o a criar uma expectativa da nova mensagem (descoberta do enigma) e, num segundo momento, a revelação, geralmente, promocional. 

O risco do Suspense Adiado é o cansaço do público perante esse método. Portanto, é preciso sensibilidade, talento e bom senso para utilizar esta técnica.





13 - Encenação do Concreto 

A técnica de Encenação do Concreto consiste em atribuir novas características (novas formas de uso exploratórias) ao produto anunciado, partindo das características físicas do mesmo. A exploração das atribuições físicas do produto é imprescindível. 

O risco da Encenação do Concreto é utilizar a técnica com produtos e marcas desconhecidas pelo público (produtos em lançamento). 





14 - Decodificação do Acaso 

A técnica de Decodificação do Acaso é montada a partir da junção de nomes ou parte de um mesmo nome, construindo, assim uma nova visão do produto perante o consumidor. Dessa combinação surgem novos conceitos, que atribuem valores e produzem estímulos de compra. Embora o nome seja "do acaso", a verdade é que essa técnica requer do criador muita sensibilidade criativa. 

O risco da Decodificação do Acaso é pensar que a simples justaposição constitui a solução. Na verdade, é preciso perspicácia e talento para utilizar esta técnica, caso contrário, poderá criar um monstro.  




15 - Fantasia 

A técnica de Fantasia nada mais é do que a exploração psicológica e emocional do consumidor aplicada à criatividade. Através do uso de uma linguagem lúdica, onde se trabalham cores, formas, desenhos e sonhos, o consumidor se deixar levar pelo inconsciente e o produto adquire formas imagens, símbolos e elementos que não se inserem num contexto racional. Geralmente esta técnica é usada para atingir um público infantil e adolescente, mas isso não é regra, afinal, todo ser humano adora fantasiar. 

O risco da Fantasia é trabalhar essa técnica com produtos de primeira necessidade. Geralmente, este estilo mais solto de comunicação cabe a gêneros supérfluos, mas ATENÇÃO! Não existem regras. As melhores criações são feitas a partir das exceções. 





Agora vamos para os exercícios

Exercício 1: Ache um exemplo de cada técnica criativa aprendida hoje. 

Exercício 2: que tal um job real? Já participou de algum concurso criativo? A dupla vencedora terá a campanha veiculada e todos, inclusive o professor orientador, ganham notebooks!

FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda anuncia a abertura das inscrições para a quinta edição do FenapróUniversitário, concurso realizado pela entidade para participação de jovens matriculados em cursos superiores de publicidade e propaganda de todo o País, com o propósito descobrir e dar oportunidade para os talentos que ainda estão nas universidades e valorizar o profissional da propaganda. Promovido pela FENAPRO em parceria com os Sinapros (Sindicatos das Agências de Propaganda), o Fenapró Universitário premiará as melhores peças criadas sobre o tema DIVERSIDADE – O mundo diverso é mais criativo.

O tema deste ano está em linha com as tendências, não só dos grandes festivais e premiações internacionais, mas também com as demandas por uma sociedade mais justa e igualitária. A campanha vencedora será produzida pela Fenapro e veiculada a partir de 04 de dezembro (Dia Mundial da Propaganda). 
Os (as) vencedores – uma dupla formada por um(a) redator (a) e um(a) diretor(a) de arte – ganharão um notebook cada. O(a) professor(a) orientador(a) também fará jus a um notebook.
Composta por:
1 anúncio no formato 21 X 28
1 cartaz A3, 
1 spot de rádio com a duração de 30 segundos, 
1 projeto de atuação em meios digitais, 

as peças devem ser apresentadas em forma de layout e texto, além de descritivos que defendam a ideia central da campanha, sua estratégia e planejamento. 

Cada campanha inscrita deverá contar com a atuação de 02 estudantes: um focado na redação e outro, na direção de arte, além de um professor orientador. 

As inscrições devem ser feitas até 21 de novembro de 2018 no Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapros) do estado de residência do estudante, que deverá preencher um cadastro completo com dados pessoais (nome completo, endereço, data de nascimento, faculdade em que está matriculado, série, cidade/estado em que reside, telefone e e-mail). Cada Sinapro participante poderá exigir, a seu critério, o número do RA (registro do aluno).

As campanhas serão analisadas por uma Comissão Julgadora constituída por cada Sinapro e serão escolhidas as melhores, com base nos critérios de criatividade, originalidade, objetividade e clareza. As primeiras colocadas de cada estado participarão da grande final, cujo julgamento será feito por uma comissão especialmente constituída, e que se reunirá no dia 29 de novembro, na sede da Fenapro. 


O regulamento completo está disponível no site: http://www.fenaprouniversitario.org.br/. Demais informações devem ser obtidas nos Sinapros de cada estado.

Mão à obra!



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