Revisão N2

Estamos chegando ao final da nossa disciplina e chegou a hora de demonstrar o quanto aprendeu neste semestre, a partir dos conteúdos da disciplina Redação Publicitária. Este Job de revisão discute um assunto emergente, Empoderamento Feminino e reconhecimento de posturas errôneas das marcas de cerveja. A Skol, assim como todas as marcas de cerveja, tem no seu histórico uma série de campanhas em que a figura feminina é bastante explorada. No Carnaval de 2015, a empresa errou a mão em uma propaganda machista – “Esqueci o não em casa” – e foi bastante criticada na internet.



Mas, desde o último ano, a Skol vem se destacando pela nova postura de pluralidade e respeito. 
  Para marcar o mês das mulheres e provar que evoluiu, a marca convidou ilustradoras para refazer 
    antigos anúncios e o resultado tem feito sucesso nas redes sociais.

A campanha “Reposter” – que tem o slogan “redondo é sair do seu passado” – contou com a 
participação de seis mulheres e sob diferentes olhares e perspectivas, elas recriaram os pôsteres de 
propagandas passadas.Além de dar um novo visual para as antigas peças e fugir do estereótipo 
sensualizado da mulher, a campanha reforçou o emponderamento feminino e, de quebra, ficou pra lá 
de bonita.


Exercício 1 - Vamos relembrar as 19 Técnicas Criativas de Henry. 

Exemplo: 1 - Técnica criativa Aproximação: 

principais características: é informativa, simples e direta. 

Utiliza-se sempre de aritmética 1+1=1 e geralmente é utilizadas em campanhas de varejo
Agora é com você... Faça isso com as demais técnicas e já vá estudando para a nossa avaliação.



Exercício 2 - Agora vamos à analise da campanha Repost da Skol. (Antes de iniciar o exercício, a partir do anuncio acima, faça uma breve revisão de conteúdo - Revisão N1 )

 Responda: 
- Qual a técnica criativa principal? (lembre-se que ela está relacionada ao "argumento")
- Quais as Técnicas Criativas Secundárias? (geralmente tem mais de uma)
-  Analise qual o elemento cultural presente: (o elemento geralmente está ligado ao contexto social, 
politico)
- Ache o Significante:
- Ache o significado:
- Qual a associação de Ideias utilizada para a criação: (semelhança, contiguidade, causa-efeito 
ou contraste)
- Qual a linha de força textual: (lembre-se que só podemos analisar texto se tivermos um) 
 Apolínio = racional ou Dionisíaco = emocional
- Qual a aritmética utilizada? (1 - 2 ou 3 - fale e explique)
- Qual o arquétipo utilizado? (é feminino? Qual)
- Qual o tipo de Titulo: (lembre-se dos 6 tipos impressos?)


Desafio Criativo - só para os fortes!

Os 3 melhores materiais desenvolvidos pelas duplas criativas  ganharão 1 ponto extra na media de N2 (dupla) - critério: criatividade / execução /técnicas corretas 


Agora, com base nos estudos das técnicas criativa de Henry Joannis, proponha um repost desse 
cartaz de ponto de venda utilizando pelo menos duas das 19 técnicas estudadas. 
Não esqueça de fazer a defesa criativa do material abordando qual a técnica principal 
(sob o argumento) e qual(is) a(s) técnica(s) secundaria(s). 


Bom trabalho! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2/2 Matheus e Thaiene