Aula 10

Técnicas Criativas 



8- Universo Cultural 


A técnica de Universo Cultural fala a linguagem e tem a cara do público a que é destinado. Respeita seus conceitos de estética e o aborda de forma intensa, gerando identificação imediata. Essa técnica é usada exclusivamente, quando o público-alvo do produto é definido e segmentado, afinal esta é uma forma de atribuir status à marca. 
Essa técnica não se preocupa em desagradar aqueles que não estão na "linha de fogo". 

Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:

 • O público a quem é destinada a comunicação possui características próprias que podem ser abordadas na campanha? 

• O produto/serviço é realmente voltado para um determinado público ou está aberto para o público em geral? • Cabe à marca em questão o conceito de status? 

O risco do "Universo Cultural é o uso errôneo com produtos ou serviços voltados a um público mais amplo (por exemplo: faixa etária compreendida entre 18 a 50 anos), o que acaba descaracterizando totalmente a ideia de "comunicação de guetos, tribos" http://sewingandbones.blogspot.com.br/2011/02/mundo-de-jeans.htm - Link história Levis 

9- Testemunhal 



A técnica de Testemunhal é o uso de pessoas comuns, usuários reais ou mesmo pessoas líderes de opinião, como profissionais da área relacionada ao uso do produto ou serviço, que realmente podem testemunhar a favor do mesmo. 

Atenção! O uso de artistas e apresentadores de TV só é considerado Testemunhal, quando aparece na peça a sua fala, claramente, na íntegra, entre aspas. Essa é a grande peculiaridade do testemunhal, caso contrário, trata-se de um caso de Personalização. 

Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões: 

• O uso do testemunhal irá dar maior credibilidade à marca? 

• Não corre-se o risco de soar falso o uso de determinada pessoa conhecida do público? 

• Essa pessoa escolhida tem "moral" para depor a favor do produto? 

O risco do Testemunhal é utilizar de pessoas com pouca credibilidade, personalidade fraca, ou mesmo, soar falso perante o público. O uso correto dessa técnica é fundamental, portanto, não brinque com o consumidor. 

10- Oportunidade 




A técnica de Oportunidade poderia na verdade ser chamada de "oportunista", pois o papel do criativo no uso dessa técnica, aproveita-se de um acontecimento local, nacional ou até mesmo mundial para vender ao público uma comunicação para o seu cliente, associada, não ao fato, mas à repercussão do mesmo na sociedade. As vezes, o que seria uma trágica notícia, acaba se tornando lucratividade para o bolso de muitos empresários. Associações engraçadas através de personagens e filmes de sucesso atual também são usuais. Enfim, tudo é válido, desde que se trate de um fato polêmico, que gere discussões e, principalmente, se puder ser explorado de uma forma leve. 

Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:

• O fato "oportuno" a que se quer trabalhar à associação é realmente de peso? 

• O público-alvo tem consciência da sua existência? 

• A abordagem que se pretende fazer do fato em voga -não irá ridicularizar a população ou gerar algum tipo de discriminação? 

• Dá para tratar essa abordagem de uma forma leve para o consumidor? 

O risco da Oportunidade é trabalhar ideias que possam não ser realmente tão polêmicas. Não podemos correr o risco de pegar o consumidor de surpresa. Pode ofendê-lo ou mesmo desinteressá-lo pela peça e, consequentemente, pelo produto anunciado. 


11- Personalização Significante 

A técnica de Personalização Significante consiste em encarar a personalidade da marca ou às suas qualidades numa própria personagem que, pela sua própria natureza, comunique e garanta a promessa central da mensagem. Essa personalização não precisa ser necessariamente humana. O tigre da "Esso" e o Elefante da "Cica" podem ser também, exemplos de personalização. 
Em qualquer dos casos, trata-se de personalizar o conceito por meio de um personagem que o significa e o prova. Nesta técnica, o que imprime força é a personalidade e a veracidade da personagem escolhida.  

Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:

➤ A mensagem ganhará credibilidade se incorporar às características de uma personalidade, um artista, de preferência verdadeira ou mítica? 

➤ Será possível achar uma personalidade extremamente forte para ser, simultaneamente, significativa da mensagem e fonte de interesse e atenção do público?"  
➤ A personalidade impressa do personagem em questão é verdadeira? 

➤ Pode-se construir um personagem mítico de realce e ao mesmo tempo significante? 

O risco da Personalização Significante é a má utilização desta técnica. Atenção! O cemitério das campanhas medíocres está cheio de campanhas de personalização sem personalidade, portanto, é importante saber escolher um personagem ou artista que seja condizente com a marca anunciada e atue deforma marcante para enfatizar o produto, caso contrário, soará falso. O uso dessa técnica só é efetiva quando é encarada como verdade.





Você já sabe o que fazer. 

1 - Poste um exemplo de cada técnica aprendida hoje. 

2- Desenvolva um anuncio para a Vans http://www.vans.com.br/, utilizando as técnicas acima.

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