Aula 6

Títulos


Carlos Domingos em seu livro, Criação sem pistolão diz que:

“A menos que você seja repentista, vai ter que fazer muitos títulos até chegar num bom. Eu só conheço este jeito de fazer bons títulos: fazer muitos. Quando digo muitos, quero dizer 50, 100, 200… até chegar lá e acertar. O melhor método de trabalho que existe é o darwiniano: ter muitas ideias, mas só as melhores sobrevivem.” 

“Os títulos devem ser interessantes, simples, impactantes, diretos e, de preferência, curtos. O bom título fala muito usando poucas palavras. Treine reduzir cada vez mais seus títulos. A ideia fica mais poderosa quando a frase é menor. 

Certa vez Tom Jobim em uma entrevista afirmou: - Propaganda tem a linguagem do bandido. Não tem tempo para explicar: é a bolsa ou a vida. Outra função do título é selecionar o público. No meio da multidão, chamar a atenção das pessoas certas. Por isso, antes de sair criando, procure saber o que interessa ao seu consumidor. Segundo David Ogilvy: “O título é lido 5 vezes mais que o texto. 

Segue alguns tipos clássicos de títulos para anúncios impresso: 

1) DIRETO AO PONTO: Este tipo de título vende o benefício de forma direta e simples. Mas isso não significa que não possa ter criatividade. Ex: Havaianas Top. 11 novas cores. “Onze novas cores. 

2) TÍTULO PERGUNTA: Este tipo de título, quando bem feito, é muito impactante, pois convida o consumidor a raciocinar. Afinal, o anúncio está fazendo uma pergunta para ele onde a resposta é um forte argumento de venda do produto anunciado. Ex: Citibank Online, o banco pela Internet. “Por que algumas pessoas namoram pela internet e vão ao banco pessoalmente?” 

3) TÍTULO COM VOZ DE COMANDO: Aqui a ideia é convocar o consumidor para uma ação imediata (comprar o nosso produto). Neste tipo de título, criatividade (preferencialmente com humor) é fundamental, ou o título pode parecer arrogante ou mesmo rude. Ex: Cinto Fasolo – Dia dos Pais “Agora que você já cresceu e não apanha mais do seu pai, dê um cinto pra ele.”

4) TÍTULO COM BENEFÍCIO IMPLÍCITO: Este tipo de título é ótimo para produtos mais sofisticados, pois exigem um pouco mais de raciocínio do leitor. No entanto, tendem a ser os mais inteligentes, o que é ótimo para diferenciação na categoria. Ex: Moto Honda – foto de uma moto de enduro toda cheia de lama. “Deixa a roupa limpa e a alma lavada.” 

5) TÍTULO CURTO: Funciona bem com produto conhecido, que não precisa de muita explicação. 
ExScooter Honda “Maior espaço externo” 
Ex: Diário de SP - Especial Copa do Mundo “Argentina: rumo ao tenta.” 
Ex: Citibank – campanha institucional “Crie filhos em vez de herdeiros.” 
Ex: VR – liquidação de roupas “Tudo por apenas.” 
Ex: Moto Honda “Não tem air bag. Tem air puro.” 
Ex: Dunkin Donuts “Calibre seu pneu.” 

6) TÍTULO INTELIGENTE: Este tipo de título faz uma dobradinha com a foto. O anúncio é compreendido justamente pela união dos dois. 
Ex: Itaú Seguros. Foto de um cigarro caído no tapete da sala. “O Seguro Residencial Itaú protege sua casa dos fumantes que vivem largando o vício.” 
Ex: Itaú Seguros. Foto de um cachorro. “Você não pode confiar a segurança da sua casa a um sujeito que larga tudo para perseguir um cachorro.” 
Ex: Valisére. Foto de uma modelo de calcinha e sutien olhando para dentro de uma chaminé. “Papai Noel não vai acreditar que você existe.” 
Ex: Valisére. Modelo vestindo um lingerie vermelho junto do namorado. “Ainda existem mulheres que ficam vermelhas na presença de um homem.” 

10 modelos de títulos criativos para usar em seus conteúdos 

Escrever títulos criativos e atrativos é tão importante quanto escrever conteúdos de qualidade, porque são aquelas palavras que você escolheu para encabeçarem o seu texto que vão decidir quem vai e quem não vai ler o que você escreveu. É exatamente nesse ponto que muitos são deixados para trás. 

1. Como + benefícios 

O termo “Como” além de muito prático é com certeza um campeão de buscas no Google. Mas a grande sacada de utilizar esse termo é não apenas utilizar o termo que as pessoas pesquisam, mas ir além, mostrando quais os benefícios que ela vai ter quando ler o seu conteúdo e aprender aquele como. Se as pessoas pesquisam:Como criar um currículo Você não deve simplesmente usar esse termo para o seu título e ensinar a criar um currículo, você precisa ir além , apresentando os benefícios. 
Exemplo: Como criar um currículo campeão e conseguir o emprego dos seus sonhos. 

2. Pergunta + questionamento 

Esse tipo de título desperta curiosidade no leitor porque questiona o conhecimento dele sobre algo. Se você quer escrever um conteúdo sobre “estresse” e como ele pode afetar a saúde de qualquer individuo, em vez de usar a chamada: 10 sintomas comuns do estresse, você deve usar: 
Exemplo: Você reconhece os 10 principais sintomas do estresse? 

3. X maneiras 

O segredo desse tipo de título é mostrar que você é um especialista no assunto. Sem enrolação você precisa entregar as maneiras mais eficientes de fazer algo, vender algo, enfim, você precisa encurtar o caminho do leitor em uma estrada que você já conhece. Exemplo: 10 maneiras de criar títulos sem parecer chato. 

4. Apresente os fatos 

É isso mesmo, apresente os fatos. Entregue a solução no seu conteúdo, além de despertar a curiosidade para os fatos o seu público também ficará interessado na solução. 
Exemplo: 5 doenças hereditárias comuns. 

 5. Identificação 

Use esse tipo de conteúdo para se conectar ao seu público de uma forma que ele se identifique com o que você escreve. Ser pessoal nesse tipo de pauta é fundamental, fale com o seu leitor como se você estivesse escrevendo exclusivamente para ele. 
Exemplo: 9 tipos de empreendedores: Em qual grupo você está? 

6. Como + números 

Nessa categoria você vai usar o bom e velho como, só que em vez de utilizar os benefícios, como no modelo do título nº 1 deste artigo, você vai adicionar os números para potencializar o seu título. 
Exemplo: Como ter um dia extremamente produtivo seguindo 3 regras básicas 

7. X razões para alguma coisa 

Nesse tipo de pauta você deve criar uma lista de razões para alguma coisa. A ideia é mostrar para o leitor porque ele deve tomar alguma ação, como inciar uma atividade, comer algo, comprar algo. 
Exemplo: 50 razões que provam porque todo mundo deveria ir para a Disney ao menos 1 vez na vida.

8. O segredo para alguma coisa 

Esse modelo de título parece passado, mas realmente funciona. A ideia de compartilhar algo secreto, algo que não é de conhecimento geral, desperta nas pessoas não apenas a curiosidade de saber o que é, mas a resposta única para algo que até então era desconhecido. O único erro que você não pode cometer nesse tipo de conteúdo é não entregar o segredo. Tentar criar um título usando esse termo para chamar a atenção do seu público e não entregar o que é prometido pode gerar uma frustração muito grande no leitor. Exemplo: O segredo para emagrecer com saúde e sem precisar fazer dietas malucas. 

9. Você não precisa ter isso para fazer isso 

As pessoas têm crenças sobre algumas coisas que muitas vezes as impedem de realizar coisas que elas desejam muito. Eu tenho visto que esse tipo de crença tem sido objeção em inúmeras áreas. Deve ser sua missão desmitificar alguns conceitos para quebrar a objeção e fazer com que as pessoas sintam-se a vontade para comprar o seu produto ou serviço sem ter medo de que aquilo não é para elas. 
Exemplo: Você não precisa ser rico para fazer viagens internacionais Você não precisa parar de comer tudo o que gosta para emagrecer. 

10. Erros 

Esse tipo de título desperta no leitor a atenção para coisas que ele não sabia que poderia estar fazendo errado. 
Exemplo: 8 erros que tem levado centenas de empresas a falência todos os anos: Você comete algum deles? 

Exercício Criativo 

Vila São José Cottolengo, hospital filantrópico especializado em Reabilitação Física, Auditiva e Intelectual, está precisando de doações e precisa realizar um lindo post em seu “facebook” sobre esse assunto. Então o desafio da semana é: 

JOB 1: Criar 16 títulos destinados à um post de Facebook para a Vila São José Cottolengo como o objetivo de conquistar a doação de empresários e pessoas físicas”. Mas atenção, utilize todos os modelos apresentados, tanto para impresso, quanto para conteúdo. Poste no blog 

JOB 2: Escolha o melhor titulo que fizer e componha um texto apolíneo completo. Ao final, busque uma foto bem bacana no site do cliente (escolha a que melhor se adaptar ao seu texto). VEJA BEM: o titulo e o texto irão compor o conteúdo do post e a imagem deve ser institucional do site. Não é necessário inserir o título na imagem e não se esqueça das Hastags ao final. 
Enfim, poste no blog e coloque ao final: o tipo de titulo utilizou e justifique sua resposta.


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